Estaleiro de Manutenção é entregue à Marinha e impulsiona indústria naval

Estaleiro de Manutenção é entregue à Marinha e impulsiona indústria naval

Na última segunda-feira (08), no Complexo Naval de Itaguaí, ocorreu a cerimônia de entrega do Estaleiro de Manutenção (ESM) à Diretoria Industrial (DIM) pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM). O ESM é uma instalação crucial para o ciclo de vida dos novos submarinos da classe “Riachuelo” e representa mais um avanço industrial no âmbito do Programa de Submarinos (PROSUB).

Aumento da capacidade de manutenção naval

A infraestrutura entregue possui oficinas de mecânica, usinagem, tubulações, eletromecânica, pintura, hidráulica e sala de testes, além de um Pátio de Manobras com 8.360 m² destinados à docagem e o Cais de número 11. Essas instalações aumentam significativamente a capacidade de manutenção de meios navais no Brasil e possibilitam o suporte aos novos submarinos e o apoio logístico a meios de superfície da Marinha em Itaguaí (RJ).

Impacto na economia e desenvolvimento tecnológico

O Estaleiro de Manutenção representa um marco para a Força Naval e o país, fortalecendo a indústria naval brasileira e gerando oportunidades de negócios e desenvolvimento tecnológico. A construção do ESM teve expressiva participação na geração de empregos no setor da construção civil e na indústria metalmecânica, resultando em 2 mil empregos diretos e 10 mil indiretos.

Avanços no Programa de Submarinos (PROSUB)

O PROSUB é um programa estratégico de Estado concebido em 2008 por meio da parceria entre Brasil e França. Ele contempla a construção de infraestrutura industrial e de apoio à operação e manutenção, a construção de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica e o projeto e a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear brasileiro. O primeiro submarino convencional, o “Riachuelo”, já está em operação e entregue à Marinha desde setembro de 2022.

Fonte: Defesa em Foco