SINCOMAM envia carta para o Deputado Jair Bolsonaro

SINCOMAM envia carta para o Deputado Jair Bolsonaro

CIRCULAR 13/2018

Ilustre Deputado JAIR BOLSONARO

O motivo desse contato não é entrar em confronto partidário ou entrar em polêmica com V.S.a ou com quem quer que seja, mas diante do silêncio dos sindicalistas, do silêncio das centrais sindicais, do silêncio dos que militam no movimento sindical que deveriam se manifestar e não se manifestaram, a indignação tomou conta do meu ser e valendo-me de um velho ditado: “QUEM CALA CONSENTE”, me sinto no dever de me dirigir a V.S.a Consta-me que no dia 08 de fevereiro do corrente ano, em visita ao agronegócio, SHOW RURAL, dando entrevista, em um determinado momento o senhor disse: os sindicatos têm que diminuir, de preferência acabar, os sindicatos no BRASIL é uma desgraça, vive para atazanar o proprietário”.

Como sabemos o ilustre deputado nunca teve que enfrentar o desemprego, ou dificuldade no seio familiar que o fizesse abandonar os estudos e dedicar-se exclusivamente ao trabalho desde muito cedo fim ajudar no sustento do lar. Graças a DEUS, o senhor teve apoio dos pais onde pode estudar e entrar na AMAN. O Ilustre deputado nunca dependeu de negociação coletiva de trabalho, de plano de saúde nem do INSS, pois as forças armadas oferecem isso aos seus pares – o que é justo e lícito. Em ato continuo, se lançou candidato a deputado e foi eleito e hoje já se encontra no sétimo mandato. Conseguiu também fazer um de seus filhos deputado, todos bem encaminhados e no caminho da retidão, graças a Deus.

Quanto a classe trabalhadora, se reclamar de algo no dia seguinte é demitido, para evitar isso serve o sindicato, para se expor no lugar do empregado, para reivindicar, negociar e tentar melhorar a vida do trabalhador. Lembro ainda que o sr. com dois mandatos pode se aposentar, em contrapartida o trabalhador mesmo na atual conjuntura tem que ter no mínimo 35 anos de contribuição. Sindicato não é e nunca foi uma praga na vida do empregador, como o sr. diz, muito pelo contrário. Por muitas vezes os sindicatos evitaram greves e descontentamentos. É de praxe levar aos trabalhadores a verdadeira situação e em alguns momentos permitimos até a redução de salários fim ajudar a reerguer as empresas nos momentos mais difíceis, pois sabemos que são estas que geram nossos empregos. Portanto os sindicatos não servem para “ATAZANAR”, os sindicatos são parceiros, apenas estamos em lados opostos, mas isto não significa que somos inimigos.

O nosso dever de oficio é buscar a conciliação, a melhoria salarial e social para a classe trabalhadora que infelizmente não foram aquinhoadas com as benesses como os deputados que podem se aposentar com dois mandatos, passagens de avião, salários e vantagens que chegam a ultrapassar R$100.000,00 cem mil reais. A classe trabalhadora acorda de madrugada, pega ônibus e trem cheio para chegar ao trabalho, alguns ainda levam marmita e chegam a trabalhar 12 horas ou mais por dia para poder levar alguns trocados a mais para casa, e quando reivindicam alguma coisa são sumariamente demitidos. Para que isso não aconteça, em seu lugar se expõe o sindicato, reivindicando e lutando por melhorias salariais e sociais, mas em momento nenhum “ATAZANANDO “a vida de qualquer empresário.

Há de convir, que nem todo sindicalista é santo, mas em qual segmento só existem anjos? Na classe médica será que todos são iguais ao “Roger Abdelmassih? Claro que não! Será que entre os policiais todos são envolvidos com o crime organizados como disse o Ministro da Justiça? Claro que não! Será que todos os políticos são corruptos como a população pensa? Claro que não, o BRASIL não é tão pobre de homens públicos patriotas, talvez tenhamos poucos, mas ainda temos.

Entre os sindicalistas como em toda categoria, tem os bons e os ruins, mas não devemos e nem podemos generalizar sob pena de fazermos julgamento antecipado de pessoas que trabalham arduamente em prol de uma coletividade que é uma das funções mais nobres onde muitos chegam a perder a vida em defesa de causas coletivas e sequer são lembrados. Isto Posto, formar juízo de valor que todo SINDICALISTA é COMUNISTA, é um profundo equívoco, muito pelo contrário, somos capitalistas e patriotas, queremos uma nação rica e próspera onde todos tenham oportunidades e condições iguais, como dizia o pastor norte americano MARTIN LUTHER KING: “EU TENHO UM SONHO, ONDE TODOS POSSAM SENTAR NA MESMA MESA E DIVIDIREM O MESMO PÃO” Além do mais não somos DEUS e nem juiz para fazermos julgamento em cima de achismo.

Ilustre Deputado, se algum dia quiser conhecer o dever de oficio de um sindicalista, terei o prazer de recebe-lo e mostrar as nossas atribuições e V.S.a verá que não somos vândalos e muito menos atazanamos a vida de quem quer que seja. Somos trabalhadores que lutamos por dias melhores para enriquecer esta nação onde a classe política Brasileira tem o maior salário entre os políticos do mundo e ainda são isentos de pagarem imposto de renda, no entanto, essa mesma classe política vota contra a classe trabalhadora, como V.S.a, que na votação da terceirização se absteve enquanto seu filho Eduardo votou a favor, e na reforma trabalhista ambos votaram a favor de direitos conquistados na era de Getúlio Vargas. Certamente os que votaram a favor DA REFORMA TRABALHISTA, entraram para a história e serão lembrados para sempre.

Outrossim, refaço o convite para que o Sr. venha conhecer o nosso sindicato e as atribuições de um sindicalista, certamente sairá com outra impressão. Saberá também que nem todos são filiados a partidos políticos ou apoiam desvios de condutas. Quem porventura se desviou que pague pelos seus erros. Saiba que a maioria esmagadora dos sindicalistas são homens honrados, patriotas, que lutam para que a classe trabalhadora leve para casa o pão de cada dia.

Respeitosamente, 
ALCIR DA COSTA ALBERNOZ
Diretor Presidente do SINCOMAM