Capitania dos Portos da Bahia intensifica fiscalização em operação ‘Choque de Ordem’

Capitania dos Portos da Bahia intensifica fiscalização em operação ‘Choque de Ordem’

De 18 a 22 de maio, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou a operação “Choque de Ordem”. Durante esta operação, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário foram intensificadas em Morro de São Paulo e Gamboa do Morro, ambas localizadas no Arquipélago de Cairu, Bahia.

Resultados da Operação

A ação resultou na abordagem de 174 embarcações, das quais 12 foram notificadas e 3 apreendidas. Além disso, 36 testes de alcoolemia foram realizados em condutores de embarcações durante as abordagens.

Turismo Náutico no Arquipélago de Cairu

O Arquipélago de Cairu, conhecido por suas belas praias, tem uma intensa atividade de turismo náutico durante todo o ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo de Cairu, 283 embarcações estão regularizadas e operam diariamente em passeios por todo o arquipélago.

Declaração do Capitão dos Portos da Bahia

Segundo o Capitão dos Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno, “as ações são de extrema relevância porque reforçam a presença da Marinha do Brasil nas localidades, e fiscalizam o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, garantindo assim a segurança na navegação de todos aqueles que se fazem ao mar”.

Participação da Polícia Militar da Bahia e da Guarda Municipal de Cairu

A operação também contou com a participação da Polícia Militar da Bahia e da Guarda Municipal de Cairu, que auxiliaram na fiscalização de delitos ambientais e da atividade irregular de turismo náutico.

Fonte: Defesa em Foco