Cabotagem tem crescido 20% ao ano

Cabotagem tem crescido 20% ao ano

Cada vez mais empresas têm aderido ao transporte marítimo de mercadorias pela costa do Brasil. As vantagens como baixo risco de roubo de carga e preço diferenciado atraíram cada vez mais clientes para o modal.

A cabotagem tem crescido cerca de 20% nos últimos anos, com cargas que eram majoritariamente transportadas por rodovias.

A modernização de alguns dos principais portos do país e a nova regulamentação do setor rodoviário contribuíram para este resultado.

O Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain) fez uma pesquisa com 123 profissionais da área de logística de algumas das maiores empresas de varejo e indústria.

O resultado foi uma nota de 7,3 de aprovação da cabotagem.

Mais da metade das empresas (61%) quer aumentar o volume de carga transportada pelo modal em cerca de 45%. Apenas 6% das empresas querem reduzir os carregamentos. Apesar das melhorias nos portos, o que atraiu as empresas, ainda existem barreiras que prejudicam o setor.

As principais reclamações são da falta infraestrutura dos portos, excesso de burocracia do governo, demora na entrega dos produtos e a falta de integração com os outros modais.

Fonte: Guia Marítimo – Conexão Marítima