Adesão da Opep a cortes cresce em dezembro com menor produção da Venezuela

Adesão da Opep a cortes cresce em dezembro com menor produção da Venezuela

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ampliou o nível de cumprimento de seu acordo para cortes de oferta em dezembro, ajudada por uma redução na produção da Venezuela e por maiores cortes de exportadores do Golfo, segundo uma pesquisa da Reuters.

O resultado aponta para um forte compromisso do cartel em cumprir os cortes mesmo em meio a preços mais altos do petróleo no mercado internacional.

A aderência ao pacto cresceu para 128%, ante 125% em novembro, segundo a pesquisa. A Opep tem reduzido sua produção em cerca de 1,2 milhão de barris por dia (bpd) como parte de um acordo que envolveu também a Rússia e outros países de fora do grupo, em um pacto que deve durar até o final de 2018.

O petróleo atingiu máximas desde maio de 2015 nesta semana, sustentado por estoques em queda, demanda em alta e pela adesão dos países da Opep aos cortes prometidos.

A Arábia Saudita, maior exportadora, cortou a produção em 60 mil bpd, segundo as fontes da pesquisa, indo para bem abaixo de sua meta.

Já a produção da Venezuela, onde a indústria petroleira sofre com falta de recursos em meio à crise financeira do país, caiu abaixo da meta da Opep, segundo a pesquisa. Tanto as exportações quanto as operações de refinarias do país foram mais baixas em dezembro.

Fonte: G1