7º Prêmio Antaq reconheceu 45 destaques por melhores práticas do setor aquaviário
A 7ª edição do Prêmio Antaq, na última terça-feira (26), destacou 45 empresas, entidades e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do setor aquaviário no Brasil. Com a introdução da categoria “Gênero e Diversidade”, a premiação buscou reconhecer ações que promovem igualdade de gênero, inclusão de minorias e diversidade no ambiente corporativo. A agência avalia que essa edição refletiu o compromisso crescente com as melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
Os vencedores da categoria “Gênero e Diversidade” foram a Portonave (SC), com seu Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI); a Vale, por suas ações voltadas à equidade de gênero no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA); e a VLI, com o programa “Elas na Logística”. Já na categoria “Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG”, o Porto do Açu (RJ) liderou, seguido pelo Porto de Suape (PE) e pelo Porto de Paranaguá (PR).
O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) premiou os portos públicos e terminais privados com maior desempenho ambiental e evolução anual. Entre os destaques estão o Porto de Suape (PE), o Porto do Itaqui (MA) e o Ferroport Terminal de Minério (RJ). Já o “Artigos Técnico-científicos” laureou o “Projeto Aves do Açu”, além de estudos sobre prevenção e resiliência em portos.
A categoria “Conformidade Regulatória” reconheceu 21 empresas de diferentes modalidades, avaliadas pelo modelo de risco infracional da Antaq. Entre os premiados estão a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia e o Terminal Portuário Cotegipe (BA). Na Pesquisa de Satisfação dos Usuários (PSU), empresas como Dirceu Ferreira Navegações e Anália Navegações foram as vencedoras.
Fonte: Portos e Navios